Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Prevenção ao coronavírus na população de idosos é tema de reunião na SES

Secretária fala para os representantes de entidades ligadas aos idosos

147Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Para reafirmar a necessidade dos cuidados prioritários com a população de idosos na prevenção ao novo coronavírus, foi realizado um encontro entre a Secretaria da Saúde (SES) e instituições ligadas a essa área para orientações e alinhamento de ações.

Ressaltando a importância das medidas não farmacológicas (cuidados individuais e etiqueta respiratória), preconizadas pelo Ministério da Saúde a secretária Arita Bergmann abriu a reunião, na tarde desta desta segunda-feira,(16).
Segundo ela, os idosos são mais vulneráveis à transmissão do novo coronavírus e formam 20% da população gaúcha. Para estas pessoas com mais de 60 anos o Centro de Operações de Emergências (COE), da SES, emitiu uma nota informativa com recomendações de prevenção e controle de infecções a serem adotadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos.

Como recomendação geral, a secretária frisou que “é preciso evitar contato social, não participar de eventos com mais de 100 pessoas e aglomerações, estar sempre em ambientes arejados, entre outras atitudes”. Também pediu que “as pessoas se cuidem, se protejam, lavem muito as mãos “.

Participaram da reunião, a diretora do Departamento de Ações em Saúde, da SES, Ana Costa, e representantes das seguintes instituições:
Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – RS- Ascar
Sindicato dos Hospitais e Clinicas de Porto Alegre -Sindihospa
Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul -Fetapergs
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul-Fetag
Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos-DDHC/SJCDH
Conselho Estadual de Saúde – CES
SESC/RS- Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul- Sesc/RS
Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre-Comui

Veja as principais recomendações da SES para essas instituições, como medidas padrão de segurança:

– Divulgar e reforçar medidas de higiene das mãos – com preparação alcoólica ou água e sabonete líquido (ou espuma) – para funcionários, visitantes e residentes;
– Disponibilizar dispensadores com preparação alcoólica nos principais pontos de assistência e circulação;
– Divulgar e reforçar a etiqueta respiratória – se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel – para funcionários, visitantes e residentes, bem como evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
– Sempre que possível, manter os ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);
– Reforçar os procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência;
– Atualizar a situação vacinal para influenza e doença pneumocócica conforme indicação, para residentes e funcionários;
– Restringir o uso de utensílios compartilhados como: copos, xícaras, garrafas de água, etc;
– Evitar o acesso de funcionários com sintomas respiratórios.
– Restringir o acesso de visitantes com febre e sintomas respiratórios ou com diagnóstico de Influenza ou Covid-19;

Uso de máscaras
Para a população em geral, as máscaras devem ser usadas por quem apresentar sintomas de febre e dificuldade respiratória e que tenham vindo, nos últimos 14 dias, dos locais apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com circulação do vírus. No entanto, apenas o uso da máscara cirúrgica é insuficiente para fornecer o nível seguro de proteção. Outras medidas igualmente relevantes devem ser adotadas, como a higiene das mãos com água e sabonete (líquido ou espuma) ou preparação alcoólica antes e após a utilização das máscaras.

Usar máscaras quando não indicado pode gerar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança. Além disso, a máscara deve estar apropriadamente ajustada à face para garantir sua eficácia e reduzir o risco de transmissão. Todos os profissionais devem ser orientados sobre como usar, remover, descartar e na ação de higiene das mãos antes e após o uso.

Fonte: https://saude.rs.gov.br

 

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.