Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Projeto de lei de funcionário da Dália inclui carne suína no cardápio escolar

Matéria é do vereador Valdecir Cardoso, que é supervisor de Abate no frigorífico de suínos e funcionário da cooperativa

236Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O funcionário da Cooperativa Dália Alimentos e vereador do município de Encantado, Valdecir Cardoso, sugeriu, através de projeto de lei nº 021/2019, ainda no ano passado, a inclusão da carne suína no cardápio da merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino de Encantado.

Conforme Cardoso, que na Dália ocupa a função de supervisor no Setor Abate do frigorífico, em sua justificativa à matéria, o consumo da carne será adaptado ao cardápio das escolas do município como obrigatoriedade, pelo menos uma vez por semana. À época, o projeto foi vetado pelo prefeito Adroaldo Conzatti e nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o presidente do Legislativo, vereador Diego Pretto, sancionou a lei, sendo o veto do prefeito derrubado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O objetivo da inclusão da carne suína na merenda escolar, segundo Cardoso, é estimular a alimentação saudável e valorizar o que a maior empresa de Encantado industrializa, que são cortes suínos. “Encantado já possui em seu hino a Capital do Ouro Branco, referindo-se à banha de porco produzida, aqui também realizamos a maior festa gastronômica do Estado, evidenciado a carne suína, que é a Suinofest, e estamos situados em um dos vales mais férteis do Brasil em que a atividade suinícola gera renda a milhares de famílias que moram no meio rural”

 

Saiba mais

A carne suína entra na lista de proteínas que oferecem importantes benefícios para o desenvolvimento das crianças. A carne assume seu papel principal na dieta infantil por ser fonte de proteína e ferro, elementos fundamentais para o crescimento nesta fase. Além de deliciosos, os cortes magros de carne suína também possuem vitaminas A e B, selênio e zinco que ajudam no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, estrutural e até mesmo no sistema imunológico dos pequenos. Após o primeiro ano de vida, já pode incluir na dieta da criança os cortes como lombo, bisteca, carré, filé mignon e costelinha e carne moída em diferentes preparos.

Fonte: Dália Alimentos

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.