Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Projeto na área de saúde do idoso tem foco no atendimento a portadores de Alzheimer

Um projeto inovador na área de saúde do idoso, com ênfase em orientações a familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer e outras demências

93Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Um projeto inovador na área de saúde do idoso, com ênfase em orientações a familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer e outras demências é a proposta de uma parceria entre o governo do Estado e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul (SBGG/RS).

O assunto foi tratado pela secretária da Saúde Arita Bergmann e pelo presidente da SBGG/RS, João Singer, nesta segunda-feira (2/3). Singer estava acompanhado pelo jornalista e escritor Fernando Aguzzoli Peres, representante do Instituto Global Brand Healdt/Atlantic Fellows, organizações internacionais que atuam na área de equidades. Na oportunidade, o escritor entregou exemplares do seu novo livro Vovô é um super herói à secretária Arita e à diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Costa.

“Como a expectativa de vida da população gaúcha aumenta a cada ano, o governo do Estado considera o atendimento em saúde do idoso uma prioridade nesta gestão”, afirmou a secretária Arita. Segundo ela, a ideia é formar uma parceria interinstitucional para efetivar um serviço com atendimento por telefone, como uma linha de socorro aos familiares e cuidadores (no estilo Help Live), começando pela rede básica de saúde.

É considerada idosa a população com 60 anos ou mais. Atualmente, a expectativa de vida no RS é de 78 anos, sendo a quinta maior no Brasil. Na liderança se encontra Santa Catarina, com 79,4 anos. A menor média pertence ao Maranhão, com 70,9 anos. De acordo com o IBGE, a população geral do Estado é de aproximadamente 11,3 milhões de habitantes, sendo 18,2%,de idosos, o equivalente a cerca de 2 milhões de pessoas.

Fonte: https://www.estado.rs.gov.br

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.