Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Projeto une professores e médicos para recuperar respiradores para pacientes da Covid-19

Os hospitais da região central do estado podem contar um projeto de recuperação de respiradores para serem utilizados no tratamento de doentes da Covid-19

79Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Os hospitais da região central do estado podem contar um projeto de recuperação de respiradores para serem utilizados no tratamento de doentes da Covid-19. Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e médicos da cidade criaram um projeto para consertar, adaptar e desenvolver novos respiradores, de forma gratuita, para serem utilizados no tratamento de pessoas acometidas pela doença.

A iniciativa está sendo desenvolvida em três frentes: recuperação de respiradores, adaptação de respiradores manuais e desenvolvimento de respiradores de baixo custo.

Uma das propostas do grupo é buscar respiradores antigos e em desuso, testá-los e enviá-los para manutenção, para que possam ser colocados à disposição da comunidade.

Também fazem adaptação de respiradores manuais por meio de um dispositivo que torne o seu funcionamento automático.

A terceira frente de atuação do projeto é o desenvolvimento de respiradores de baixo custo, mais simples que os disponíveis comercialmente, mas que possam ser usados no tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias causadas pelo Coronavírus.

Desenvolvimento de respiradores

A proposta é desenvolver um respirador com dispositivos eletrônicos e com baixo custo de produção. A primeira versão do protótipo, chamada de “BalAir II”, já está em fase de testes. A sua utilização deverá ser avaliada e aprovada pela comunidade médica.

Participam do projeto, os professores João Carlos Lima, Benhur Stein, Celio Trois e João Vicente Ferreira, todos do Centro de Tecnologia da UFSM, e os médicos Marcos Tassinari e Odilon Vianna.

Fonte: https://saude.rs.gov.br

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.