Notícias

PUTINGA | 60,6% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra o Covid-19

0
Tempo de leitura: 1 minuto
A vacinação no município de Putinga tem ocorrido de forma célere, haja visto que pessoas na faixa de 37 anos serão as próximas a receber a primeira dose.
A enfermeira Sinara Marquetti e as técnicas em Enfermagem Graziela Valandro e Micheli Lima, que fazem a coordenação da vacinação contra a Covid-19, comentam sobre o processo. “Estamos conseguindo vacinar de modo organizado, com pré-agendamento e sem formação de filas. Estamos recebendo vacinas suficientes para a nossa população, a qual está tendo uma boa aceitação. Somente algumas pessoas recusam a vacina e outras procuram escolher o laboratório/marca, embora não tenhamos essa opção. Somente gestantes e puérperas são orientadas a fazer a vacina da Pfizer. No restante da população aplicamos as que temos disponível no momento”, explica Sinara.
Segundo Graziela, a vacinação tem um amplo controle, por parte da Secretaria de Saúde. “Temos o controle nominal de toda a população por faixa etária por meio do sistema E-SUS, onde consta nome, endereço e CPF. A partir daí calculamos, conforme o número de doses recebidas, a quantidade de pessoas que vamos chamar na próxima etapa, que até então deve obedecer a faixa etária decrescente, conforme a última orientação do Estado”, salienta Graziela.
Já Micheli ressalta: “Conforme o Governo Estadual e disponibilização de doses, acreditamos que talvez antes de setembro seja concluída a vacinação em Putinga”, enfatiza.
Em Putinga a população geral é de 3.919 habitantes, e as doses de vacina destinadas são 3.252. Já foram aplicadas no município 2.203 primeiras doses, o que representa 60,6% da população, 943 segundas doses e 22 doses únicas. Desta forma somam 3.168 doses aplicadas, sendo 3.092 em residentes no município e 76 em não residentes. Conforme dados da Secretaria de Saúde, 97,4% já foi vacinada.
Vacinação para pessoas acima de 37 anos
Na quinta-feira, 08 de julho, das 08 às 10h30min, no Posto de Saúde, será aplicada a primeira dose para pessoa acima dos 37 anos. É obrigatório o uso de máscara, apresentação de CPF e manter o distanciamento caso houver fila.
FONTE: Prefeitura de Putinga
Andressa de Oliveira

SOLEDADE | Mulher é atropelada no centro do município

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Reunião teve como pauta qualificar atendimento ao migrante

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.