GeralNotícias

Safra de grãos será 80% maior neste ano

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O Rio Grande do Sul terá uma safra record de grãos neste ano. A informação foi compartilhada pelo presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, durante entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 16.

A safra terá números maiores que no último ano, mesmo com a estiagem registrada no Estado. Serão 20,2 milhões de toneladas, o que representa, segundo Sandri, 80% em grãos a mais que no último , quando foram contabilizados 11 milhões de toneladas de soja.

No entanto, não é apenas a safra de soja que chama atenção. O presidente lembra que os grãos em geral tiveram safras significativas. “Essas boas colheitas refletem em todos os setores da econômica porque a agropecuária efetivamente fará a diferença”, comenta.

Ele ainda destacou que acredita que no território gaúcho os produtores estão no caminho certo porque está havendo a diversificação e “mudança de chave” na forma de produção. “A Emater prega a diversificação da cultura e no Rio Grande do Sul ela é muito grande”, pontua.

Mesmo que a produção de aves ainda seja pequena, Sandri aposta no potencial desse segmento que possui volume de exportação que avança a cada momento. “Existe uma diversificação muito grande no ar porque mesmo em ano de estiagem, tem o outro lado que acaba fortalecendo bastante.”

A erradicação da aftosa no estado também deve contribuir para a crescimento do agronegócio e da agropecuária. “Os investimentos que foram anunciados nesta semana pela JBS significam o que? Que as pessoas estão vendo potencial no estado.”

Profissionalização no campo

Sandri ressalta que a profissionalização no campo é um caminho sem volta. “Precisamos avançar na tecnologia que já está em um caminho para diminuir a penosidade no campo. Muitos jovens que saíram da propriedade, estão retornando porque viram o aumento da rentabilidade e novas possibilidades”, diz.

 

 

 Escrito por: A Hora

Andressa de Oliveira

ENCANTADO | Unidades de Saúde retomam agendamentos de consultas na segunda-feira

Artigo anterior

Estado busca no STF priorizar vacinação para profissionais da educação no RS

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral