Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Saúde e Agricultura realizam ações conjuntas no combate a surtos de Covid-19 em frigoríficos

Integrantes da Secretaria da Saúde participaram de videoconferência para tratar do assunto

75Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

A situação de surtos de Covid-19 em frigoríficos no interior do Rio Grande do Sul, em especial Passo Fundo e Lajeado, foi debatida nesta segunda-feira (11/5) entre gestores da Secretaria da Saúde (SES), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Ministério da Agricultura e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A reunião por videoconferência teve como objetivo alinhar as ações em relação à prevenção do coronavírus nas indústrias de carnes, onde têm ocorrido surtos de Covid-19 entre os trabalhadores e elevado os índices da disseminação da doença no Estado.

“Precisamos garantir tanto a saúde dos trabalhadores como a qualidade dos produtos ofertados pelas empresas”, disse a secretaria da Saúde, Arita Bergmann. “Não é nosso desejo fechar empresas, pelo contrário, queremos estimular o abastecimento de carnes no Estado, mas é fundamental que os ambientes industriais e os produtos sejam seguros e devidamente fiscalizados.”

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Rosângela Sobieszczanski, reiterou a importância das empresas notificarem às autoridades sanitárias municipais assim que houver casos suspeitos de Covid-19 e também realizar o isolamento deste funcionário. “Para vigilância, informação é tudo. Sem as informações, não é possível realizar as ações necessárias em tempo oportuno.”

A diretora também falou sobre a necessidade de os órgãos públicos trabalharem em conjunto, para alcançar resultados mais efetivos. “O Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Estado são nossos aliados no enfrentamento à epidemia que estamos vivemos”, enfatizou.

Fonte: Governo do Estado

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.