NotíciasSaúde

Secretaria da Saúde de Muçum oferece capacitação as equipes de Saúde

0
Tempo de leitura: 1 minuto

As equipes de Saúde de Muçum, participaram no dia 3 e 4 de fevereiro, juntamente com a Enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Mariéli Castoldi, de uma capacitação na organização e atualização do banco de dados de todos as pessoas cadastradas no E-Sus do município. Conforme o consultor, Carlos Pilz, da Empresa Bin Helper, contratada para oferecer o trabalho, o principal objetivo é reorganizar o banco de dados, pois este item será a primeira ferramenta de garantia para assegurar a nova forma de arrecadação de verbas para a saúde do município.

“Estamos organizando o banco de dados, um novo alicerce, que não é só cadastramento, e sim um novo trabalho de melhor atendimento e resultados para todos”, acrescenta Pilz. A partir deste ano, o município que não tiver o cadastro correto de seus habitantes, por número do CPF, e não atender as demais exigências que incluem diversos indicadores de desempenho no cuidado a população, não irá receber verbas para custear atendimentos e projetos na área da saúde. Assim, quanto maior forem os cuidados e melhor forem os resultados, maior vai ser a verba recebida.

Diante disso, conforme a coordenadora da atenção básica Mariéli, “o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde é de fundamental importância, pois é com a coleta de informações nas visitas domiciliares, das ACS, que teremos uma base de dados correta, organizada e atualizada que servirá de base para o uso de todos os profissionais da unidade de saúde, e quem ganha com isso é a população”. Completa dizendo que se os números dos indicadores, como por exemplo, meta de vacinação e acompanhamento as gestantes estiverem ótimos, teremos a garantia do repasse de dinheiro. Alerta também que, se a pessoa não tiver o seu número de CPF no banco de dados do E-Sus de Muçum, corre o risco de não ter o seu cadastro na unidade de saúde, dificultando assim seu atendimento, pois, a partir de agora, o CPF é obrigatório no Cartão SUS.

Para finalizar o consultor, Bruno Tavares, parabenizou Muçum por estar saindo na frente quando investe nessa atualização, pois quem não se adiantar e não fizer as devidas alterações, não vai receber verbas. Outro ponto importante destacado por eles, é conscientizar a população que o Governo Federal está de olho na qualidade e resultados dos serviços oferecidos a população nos municípios, e assim vai fazer verificações periódicas nos indicadores de resultados.

Fonte: Prefeitura de Muçum

Sandra Meotti

Prefeitura de Muçum implanta rede de escoamento em rua do Bairro São José

Artigo anterior

Tradicional Festa da Gruta é neste domingo em Doutor Ricardo

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.