Portal de Notícias Correio do Mate
NotíciasSaúde

Secretaria da Saúde traz recomendações aos guaporenses sobre o Coronavírus

O Poder Público Municipal, secretaria da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, traz recomendações aos guaporenses com relação ao Coronavírus

224Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

O Poder Público Municipal, secretaria da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, traz recomendações aos guaporenses com relação ao Coronavírus, cujo surto na China, deixa o mundo inteiro em alerta, inclusive o Brasil.
De acordo com a enfermeira Regina Fin, da secretaria, o Governo Federal emite diariamente recomendações e atualizações sobre a situação do país com relação à disseminação do vírus.
Como Guaporé é uma cidade com forte atuação no comércio exterior, inclusive com a China, e atravessa um período de férias com deslocamento de pessoas a vários lugares do mundo, é necessário uma série de precauções para evitar a chegada da doença.

O Ministério da Saúde recomendou evitar viagens à China como forma de prevenir contaminações. Sempre que possível, é recomendável evitar também viagens internacionais a locais onde a doença já se propaga. No entanto, para aqueles que viajam ou têm contato com viajantes, frequentam locais com grande aglomeração de pessoas, as precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.

Fique atento aos seguintes cuidados:

• Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
• Usar lenços descartáveis para higiene nasal
• Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
• Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
• Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
• Manter ambientes muito bem ventilados
• Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
• Evitar contato com animais selvagens
É importante salientar que uma pessoa contaminada pelo Coronavírus pode apresentar sintomas variados, desde infecções em vias aéreas superiores bem parecidas com um resfriado comum ou até casos de pneumonia ou insuficiências respiratórias agudas. Por se tratar de uma doença nova, quaisquer indícios de dificuldades respiratórias merecem atenção especial, se a pessoa viajou ou esteve em uma situação de possível contaminação.

Em caso de suspeita, ou mesmo qualquer dúvida, procure o Hospital de Guaporé ou uma das unidades de saúde. A informação é uma fonte poderosa de proteção enquanto não houver vacina disponível contra a doença.

Fonte: Prefeitura de Guapore

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.