As duas primeiras aparições dos 11 vereadores na nova legislatura – gestão 2021/2024 – no plenário Roberto Baldasso, serviram para que se apresentassem e encaminhassem requerimentos escritos e verbais para a Mesa Diretora. Presididas pelo progressista Valcir Fanton (PP), o Pita, as sessões ordinárias 1 e 2 aconteceram na manhã da segunda-feira, dia 11 de janeiro, com as cadeiras da Casa do Povo praticamente vazias. Com restrições em virtude das medidas de combate ao coronavírus (Covid-19), somente os parlamentares, assessores das bancadas, funcionários e órgãos de imprensa se fizeram presentes, bem como o vice-prefeito Adalberto Bastian e a secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini.
Durante cerca de duas horas, com direito a ocupar o espaço nas explicações pessoais, os legisladores discutiram e aprovaram diversos requerimentos e agradeceram a confiança depositada pelos eleitores durante o pleito no dia 15 de novembro de 2020. Com “caras novas”, a Mesa Diretora, liderada por Pita e contando com o secretário Antoninho Pandolfo (PTB), diretor Vanderlei Scalco e assessor jurídico, advogado Luciano Salvagni, acolheu os pedidos. Nenhum projeto, apesar de dois encaminhados pelo Poder Executivo estarem tramitando na Casa, foram colocados em votação.
“As atividades foram tranquilas e dentro do que a Mesa Diretora esperava. Tivemos uma renovação muito interessante e acreditamos que os vereadores estão, neste primeiro momento, buscando se ambientar à atividade do parlamento”, disse Pita.
O presidente do Legislativo afirmou:
“Apesar de ser uma época de poucos projetos enviados para a Câmara de Vereadores, os representantes do povo não terão recesso. Como é o primeiro ano de legislatura, as atividades transcorrerão normalmente e quatro sessões ordinárias serão realizadas no mês de janeiro e mais quatro em fevereiro. Esperamos que a situação da Covid-19 melhore para que possamos receber a comunidade no plenário”.
Próxima sessão
Os representantes do povo voltam a se reunir na segunda-feira, dia 18 de janeiro. A expectativa é que sejam apreciados os projetos: 001/2020 que autoriza a contratação temporária e excepcional interesse público para suprimento de função essencial; e o 002/2020 que é o veto ao projeto de Lei Complementar Nº 001/2020, de 28 de dezembro de 2020, que estabelece como indexador para correção de valores dos tributos de competência do Município nos Exercícios Financeiros, o Índice Nacional De Preços Ao Consumidor Amplo (IPCA). A sessão ocorre às 19h no plenário Roberto Baldasso.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
DEIXAR UM COMENTÁRIO