Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Serafina Corrêa contabiliza 30 pessoas infectadas com a Covid-19

Destas, oito estão curadas e 19 estão em tratamento domiciliar

178Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Os órgãos governamentais e de saúde prosseguem com ações específicas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O número de casos de pessoas infectadas com a doença não para de crescer em muitos países, inclusive no Brasil. Centenas de mortes diárias estão sendo registradas pelo Ministério da Saúde. Na busca pelo achatamento da curva, para evitar que haja um colapso no sistema de atendimento aos pacientes nos hospitais e unidades básicas de saúde, o isolamento social, restrições de atendimento do comércio e funcionamento de indústrias, barreiras sanitárias, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o uso do álcool em gel e sabonetes/sabões para limpar as mãos e a higienização nos ambientes com maior movimentação de pessoas são as principais medidas adotadas.
No Rio Grande do Sul, o Governo Estadual adotou o modelo de “distanciamento controlado” que é baseada na segmentação regional e setorial. O território gaúcho foi dividido em 20 regiões e 11 indicadores são analisados, em dois grandes grupos (Propagação e Capacidade de Atendimento) para determinar as cores e as definições dos protocolos específicos de operação. Atualmente as regiões do Vale do Taquari e Planalto estão com as maiores restrições. No âmbito geral, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, são 2.129 casos confirmados da Covid-19 em 169 municípios, sendo que deste total 1.132 (53,2%) estão curados e 907 (42,6%) em recuperação. 90 pessoas perderam a vida após serem infectadas com a doença.
Na região, os casos da Covid-19 se multiplicam em Serafina Corrêa. Conforme o boletim epidemiológico, divulgado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE), são 30 casos confirmados. Destes, 19 em tratamento domiciliar, dois internados, oito curados e uma vítima fatal. O número de testes é que chama atenção. Mais de 110 foram realizados, sendo destes 48 no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), 53 rápidos e 11 particulares. Dos pacientes diagnosticados com o vírus, 12 são de testes rápidos e particulares e o restante do Lacen. Três estão em análise e 76 foram descartados por testarem negativo para a Covid. Seis casos estão em análise.
“Importante dizer à comunidade serafinense, em especial, que temos uma vigilância em saúde atenta às síndromes gripais. Percebam que o boletim apresenta mais de 110 testes. Como temos uma vigilância mais sensível, claro que vamos detectar mais pessoas com a Covid e mantê-las em isolamento”, disse Marla Pavoni Gallina, responsável pelo COE e pela Vigilância em Saúde
Marla ressalta que todos os esforços estão sendo realizados para evitar a disseminação da doença.
“Acompanhamos direto os pacientes, seja por um número específico ou o contato de WhatsApp, para o monitoramento da situação a cada 48 horas. O objetivo é verificar se eles tiveram piora dos sintomas. Estamos notando que as pessoas estão melhores e têm mantido o isolamento social, que é o principal fator para que possamos segurar a contaminação. Infelizmente temos o coronavírus em nossa comunidade. A partir da contaminação comunitária não sabemos quem passou para quem. Por isso as medidas de isolamento e o uso da máscara são necessárias”, destacou.
Municípios vizinhos à “Cidade Simpatia” não apresentam casos da Covid-19, entre eles, União da Serra, Montauri, Dois Lajeados, Casca e Guaporé. Os gestores municipais, através dos profissionais que integram os Comitês de Operações Emergenciais, adotam cada vez mais medidas para evitar a contaminação dos munícipes.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.