GeralNotícias

SERAFINA CORRÊA | Professora e pesquisadora resgata histórias e descendência da família Chiarello em livro

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A professora, pesquisadora e escritora serafinense Lucinda Chiarello Maccari, está lançando durante esta semana sua mais recente obra. Trata-se do livro Giuseppe Chiarello e Juseppa Casengatto com seus Descendentes.

Na manhã desta quinta-feira (18), a autora esteve nos estúdios da Rádio Odisséia divulgando o seu trabalho. Devido ao agravamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), o livro não pode ser lançado através de cerimônia ou evento.

No entanto, a autora está fazendo um trabalho de divulgação nas redes sociais e entregando os livros encomendados por familiares e amigos.

Na obra, Lucinda resgata as origens da família Chiarello, com a chegada do imigrante italiano Giuseppe Chiarello em terras brasileiras. A história inicia a partir de sua união com a gaúcha, Juseppa Casengatto. Ao todo o casal teve oito filhos, descendentes que formaram a grande família Chiarello no Brasil.

“O objetivo principal da realização e publicação dessa obra é que cada descendente reconheça sua origem, identifique seus antepassados, conheça seus parentes e promova laços de união e preservação da cultura. Enfim, passar a outras gerações todos os valores herdados por nossos antepassados”, destaca a autora na obra.

Lucinda tem 69 anos e é natural de Guaporé. É casada com o serafinense José Maccari, mãe de Lisiane e Lilian e avó de Gabriel, Isadora e Benício. Formada em Letras e Pós-Graduada em Gestão Escolar, trabalhou por anos em escolas públicas e privadas na rede de ensino. Foi também Secretária Municipal de Educação e Cultura em Serafina Corrêa, durante o período de 1977 a 1983.

Ao todo o livro conta com 130 páginas e 89 fotos, muitas delas enviadas por familiares que moram pelo Brasil a fora e também no exterior. Destes, 60 foram entrevistados e contribuíram para a sua produção, auxiliando através de pesquisas ou com materiais digitalizados e ou no papel, que foram enviados e entregues à autora.

Entre os entrevistados os pais de Lucinda, José João Chiarello, de 97 anos e Pierina Ângela Marcon Chiarello, de 99 anos, moradores de União da Serra, foram fontes de informações valiosas e de ricos detalhes para a idealização e conclusão da obra.

“Deixo minha melhor herança que se perpetuará entre as gerações descendentes da grande família Chiarello”, finaliza a autora.

fonte: Rádio Odisséia

 

      

    

Andressa de Oliveira

ALTO ALEGRE | Município completa aplicação de 200 vacinas contra a Covid-19

Artigo anterior

ENCANTADO | Adroaldo Conzatti segue entubado

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral