GeralNotícias

Três personalidades são homenageadas com nomes de vias urbanas em loteamentos de Guaporé

0
Tempo de leitura: 1 minuto

A Câmara de Vereadores, de Guaporé, sob presidência de Jairo Elias Zanatta (MDB), registrou na segunda-feira, dia 27 de setembro, o maior número de munícipes presentes para acompanhar uma sessão ordinária desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19) no mês de março. 20 pessoas, capacidade máxima conforme o protocolo sanitário e de saúde para o enfrentamento à doença, estiveram prestigiando os trabalhos na 32ª atividade de 2020 realizada no plenário Roberto Baldasso. A maioria era de familiares e amigos dos saudosos Antoninho Augusto Fincato e os Padres Jacob Tônus e João Granzotto, homenageados com nomes de vias urbanas. A sessão marcou-se pela apresentação de requerimentos, o retorno do petista Valter Mann e a apreciação de três projetos de Lei e Lei Legislativa. Todos aprovados por unanimidade.
A sessão marcou-se também pelo pedido do vereador Rodrigo De Marco (PDT) para que a Casa Legislativa encaminhe nota de solidariedade ao Diretório Municipal Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) devido ao fato ocorrido na noite do domingo, dia 26. Subscrito pelos vereadores Valcir Fanton (PP) e Dra. Marisa Bordin (MDB), o pedido, através de requerimentos verbal, também é para que seja enviada uma nota de repúdio quanto às declarações realizadas publicamente pelo candidato à majoritária.

Requerimentos
Além deste, os legisladores encaminharam para a Mesa Diretora mais nove requerimentos, todos eles de vereadores do Progressistas. Pato busca informações sobre gastos públicos em obras de trânsito como placas de sinalização, faixas elevadas de segurança, quebra-molas, materiais para pinturas (tintas), entre outras, realizadas durante a gestão 2017/2020. Ele ainda requer detalhes sobre o Complexo Esportivo Albino Pasquali e quando o mesmo estará à disposição da comunidade para caminhadas. Valcir Fanton, seu colega de bancada, solicitou, em nome de todos os parlamentares, que seja enviado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS) um ofício solicitando dois policiais para o reforço na Delegacia de Polícia Civil (DP).

Projetos
Dois projetos de Lei foram aprovados. O 62/2020 altera dispositivos na Lei Municipal n.º 3.940/2018 que institui o Plano Diretor de Guaporé. Através de estudos e audiência pública realizada no mês de agosto na Casa da Cultura, a secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Secretaria da Fazenda – Setor de Fiscalização, promoveram alterações no zoneamento urbano, aumentaram a zona industrial prioritária e corrigiram áreas de APP. O objetivo é possibilitar o crescimento de forma organizada e regular, permitindo a execução de novos empreendimentos. O projeto 65/2020 tem como finalidade repassar R$ 20 mil, recurso do Governo do Estado, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaporé (APAE) para o desenvolvimento do projeto “Eu cuido de você e você cuida de mim”. Este prevê ações e um atendimento com maior segurança e proteção a todos que frequentam a entidade. Conforme o plano, haverá aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material de higienização e limpeza, cartazes informativos e capacitação para os profissionais de saúde.
O projeto de Lei Legislativa 12/2020 faz denominação de ruas da cidade. Foram homenageados Antoninho Augusto Fincatto e os padres Jacob Tonus e João Granzotto. A Rua L, no Loteamento Villa Industrial (bairro Nossa Senhora da Saúde) passará a denominar-se Padre João Granzotto. A Rua B, entre os Loteamentos Villa Industrial e Mecânica Serafina, será denominada de Antoninho Augusto Fincatto. A Rua M, entre os Loteamentos Nossa Senhora do Caravagio e Scalco (bairro Nossa Senhora da Paz/Promorar), vai se chamar Padre Jacob Tonus. Outras vias também receberam nova denominação como a Rua A (Loteamento Scalco) que será denominada de “Rua das Oliveiras”, a Rua B (Loteamento Scalco) será “Rua Manacá da Serra” e a Rua C (Loteamento Scalco) que se chamará “Rua Primavera”. Os investimentos para a confecção e afixação das placas ficarão a cargo do Poder Público e do empreendedor do Loteamento.

Próxima sessão
Os vereadores retornam para mais uma atividade ordinária no dia 5 de outubro, às 19h, no plenário Roberto Baldasso.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM

Sandra Meotti

UCS Campus Guaporé oferece orientação vocacional em tempos de pandemia

Artigo anterior

Guaporense Cassiano Contarin é um dos voluntários de vacina contra a Covid-19

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral