Portal de Notícias Correio do Mate
GeralNotícias

Veja como são feitos os testes para a pesquisa de prevalência do coronavírus no RS

Basta a coleta de uma gota de sangue e o resultado é processado em 15 minutos

103Visualizações
Portal de Notícias Correio do Mate

Será divulgado no início da tarde desta quarta-feira (13/5), pelo governador Eduardo Leite, o resultado da terceira fase da pesquisa que analisa a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul. O estudo, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com outras 12 universidades públicas e privadas, foi encomendado pelo governo do Estado para auxiliar na tomada de decisões no combate à pandemia de Covid-19.

Para essa nova rodada, foram testadas, no último fim de semana, 4.500 pessoas em nove cidades: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. Foram sorteadas 500 residências em cada município para obter uma amostragem representativa do contágio pela Covid-19.

A partir dessa definição, pesquisadores voluntários das instituições participantes sairam às ruas e aplicaram testes rápidos em moradores. Basta a coleta de uma gota de sangue e o resultado é processado em 15 minutos, mostrando se a pessoa tem ou não anticorpos para o coronavírus.

O participante ainda responde um questionário com informações sociodemográficas, de histórico de saúde e rotina familiar. Caso o resultado do teste seja positivo, o município é notificado e o morador recebe orientação para acompanhamento de saúde.

O custo do estudo, de R$ 1,5 milhão, tem financiamento da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Instituições participantes:
• Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
• Imed
• Universidade de Caxias do Sul (UCS)
• Universidade de Passo Fundo (UPF)
• Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
• Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
• Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo)
• Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
• Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
• Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana)
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
• Universidade La Salle (Unilasalle)
• Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Fonte: Governo do Estado

Portal de Notícias Correio do Mate
Sandra Meotti

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.