Notícias

Verde é Vida apresenta nova proposta de trabalho

0
Tempo de leitura: 1 minuto

O Projeto Verde é Vida, da Afubra, reuniu na manhã de hoje, 06 de maio, por videoconferência, numa Reunião Pedagógica Sul-Brasileira, os secretários municipais de Educação dos municípios parceiros nas atividades. Além dos secretários, participaram também os coordenadores municipais do Projeto Verde é Vida e a equipe do Projeto, da matriz e filiais da Afubra.

Ao fazer a abertura da reunião, o coordenador geral do Projeto, Adalberto Huve, lembrou a longa caminhada realizada pelo Verde é Vida. “No ano que completamos 30 anos, agradecemos a credibilidade que temos por parte dos nossos associados, da diretoria e conselhos e, principalmente, dos nossos parceiros, os municípios e escolas”.

Já o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, ao dar as boas-vindas a todos, destacou o sentimento de agradecimento da Afubra para com os municípios que estão renovando a parceria para as atividades para 2021/2024. “O nosso objetivo, desde os primeiros anos do Projeto Verde é Vida, foi levar a sensibilização ambiental aos jovens rurais, através da educação nas escolas, auxiliando e fortalecendo o conhecimento e a necessidade de sermos mais conscientes e responsáveis”. Ao falar sobre os 30 anos que serão completados em agosto, Dornelles destacou que “o sucesso das atividades se deve ao trabalho dos municípios e escolas parceiros”.

O coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, apresentou a proposta para as atividades até 2024, tendo como tema o Desenvolvimento Sustentável. Os temas anuais serão: 2021, Inovação tecnológica: o caminho para a sustentabilidade local; 2022, Planeta sustentável: agir localmente e pensar globalmente; 2023, Solidariedade e voluntariado: família, escola e comunidade juntos; 2024, Qualidade de vida: a saúde socioambiental da comunidade.

A principal mudança na metodologia de ação do Projeto Verde é Vida está no Projeto de Execução da Escola que dirá o que ela pretende desenvolver. O objetivo é proporcionar às escolas parceiras a realização de um trabalho voltado para a realidade dos alunos, sua família e comunidades para promover o desenvolvimento sustentável local. É focado na educação rural e visa o crescimento das propriedades rurais, da agricultura familiar e da permanência da família no campo. As ações oferecidas para estas escolas parcerias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são: Ação Conjunta, Ação Social, Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Grupos Ambientais e Pesquisa Científica. “Além destas ações específicas, continuaremos com as rotineiras, como a doação de material didático, a realização de palestras e participações em eventos, também com o Afubrinha, o Curso de Atualização a Distância e a doação de mudas e sementes”, explicou José Leon.

As escolas parceiras do Projeto Verde é Vida foram divididas em três Grupos:

Grupo 1 – as escolas serão atendidas pelas seis ações do Projeto de Execução da Escola, mais as seis atividades rotineiras e a possibilidade de publicar suas atividades no relatório da escola e na Revista Verde é Vida.

Grupo 2 – as atividades oferecidas são a Bolsa de Sementes, Ação Conjunta e Coleta de Óleo Saturado, mais as seis rotineiras.

Grupo 3 – as escolas, além das atividades rotineiras, irão trabalhar o Programa de Coleta de Óleo Saturado.

2021 – Estão sendo programados um Encontro Sul-Brasileiro dos Grupos Ambientais e a Gincana Cooperativa Sul-Brasileira, ambos de forma online. Da mesma forma ocorrerão as reuniões pedagógicas com os professores e outras atividades e orientações. Já a Pesquisa Científica, o Verde é Vida incentiva alunos e professores a realizarem as atividades e, dentro das possibilidades, a etapa Escolar. “A etapa Regional faremos de forma online, marcada para setembro, e indicará os trabalhos que estarão na Mostra Científica Sul-Brasileira, na Expoagro Afubra 2022 que, esperamos que possa ser presencial”, explicou o coordenador pedagógico do Projeto.

30 ANOS – O dia 08 de agosto de 2021 marcará os 30 anos do Projeto Verde é Vida. Para isso, uma programação está sendo elaborada para comemorar a data, durante todo o mês. Uma atividade será a realização da 2ª Campanha MudáAlimento, que consiste na troca de um quilo de alimento não-perecível por uma muda de árvore de espécies nativas.

 

Visualização da imagemTexto e fotos: Jorn. Luciana Jost Radtke

Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Samuel Pretto – o Sa Biá – Falou sobre conceitos e políticas públicas voltadas à cultura

Artigo anterior

ESPUMOSO | Prenda Laura Kuhn na final do Festival Gaúcho da Inclusão

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.