GeralNotícias

VESPASIANO CORRÊA | Município implanta serviço de ouvidoria

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Vespasiano Corrêa – A Administração Municipal implantou o serviço de ouvidoria, que já está à disposição da comunidade de Vespasiano Corrêa. Sugestões, críticas, reclamações ou elogios podem ser encaminhados com sigilo para a Prefeitura, por meio do portal do município na internet ou pelo telefone. O serviço é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e será usado como uma ferramenta de aproximação entre a gestão pública e os vespasianenses.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças é a responsável pelo serviço e a titular da pasta, Alessandra Dal Ri, a ouvidora. “Nós implantamos duas formas de funcionamento. Uma delas, direto no site da prefeitura. Na capa do site já está disponível o botão “ouvidoria”, junto ao menu de serviços. Por meio dele, é possível o envio da mensagem”, explica. Quem opta pela versão eletrônica, pode preencher o formulário na página, ou encaminhar a demanda por e-mail.

Ainda há a possibilidade de acessar o serviço pelos telefones 3755-8079 e 3755-8200. “Assim que recebida, toda e qualquer demanda é direcionada para a pasta responsável. No caso de elogios, com muita alegria a gente repassa ao setor responsável”, comenta Alessandra.

A secretária explica que ao longo do tempo atribuiu-se ao setor de ouvidoria a crença de ser um local para reclamação. Toda e qualquer reclamação, que pode até ser anônima, encontra terreno fértil no setor, conta Alessandra. “No entanto, a gente enxerga este serviço como um canal para que o munícipe seja ouvido, como o próprio nome sugere. Também pela cultura criada, o setor de ouvidoria é um local de responsabilidade, onde as demandas, de fato, são resolvidas”, complementa a secretária.

Alessandra explica que o serviço já deveria estar em funcionamento a mais tempo, por ser uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tornando-se uma ferramenta de comunicação entre a gestão pública municipal e a comunidade. “Os municípios precisam disponibilizar este canal, que é destinado às reclamações e até mesmo informações sobre serviços públicos. Pedidos, requerimentos podem ser feitos via ouvidoria, que precisa ser amplamente divulgada”, destaca a secretária, ao dizer que a ferramenta poderá inclusive melhorar a gestão municipal, por meio da inclusão das contribuições da comunidade no serviço público.

 

Como funciona a ouvidoria

No site do Município – www.vespasianocorrears.com.br, está disponível na capa e na aba “serviços” no menu superior, o link para acessar ao formulário eletrônico da ouvidoria. No site é preciso preencher os campos como “nome”, “e-mail”, “assunto” e então digitar a mensagem.

Outra forma, é enviar a demanda por e-mail, para o endereço eletrônico ouvidoria@vespasianocorrears.com.br. Ainda é possível acessar o serviço por telefone, de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas, pelos telefones 3755-8079 ou 3755-8200.

O conteúdo é sigiloso. Apenas a ouvidoria tem acesso aos dados da pessoa que utiliza o serviço de ouvidoria. No entanto, é necessário que se preencham todas as informações para que, assim que haja a resposta, ela possa ser encaminhada para o munícipe que solicitou o serviço.

Andressa de Oliveira

ESPUMOSO | Vereadores comemoram anúncio de recuperação da VRS 817

Artigo anterior

ALTO ALEGRE | Com imunização dos professores, Município ultrapassa 1000 vacinas aplicadas contra a Covid-19

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral