NotíciasSaúde

Vigilância em saúde: cuidando da saúde dos Serafinenses

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Você sabia que a vigilância em saúde faz parte do Sistema Único de Saúde e que todos os produtos/serviços que influenciam na saúde humana estão sujeitos à fiscalização deste setor?

Atualmente, o setor de vigilância é dividido em Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância da Saúde do Trabalhador.

A Vigilância Sanitária é responsável pela promoção de ações para a promoção e a proteção da saúde da população, sendo capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Confira algumas ações desenvolvidas por este setor no ano de 2019:

1 – Inspeção em estabelecimentos – 258
2 – Licenciamento sanitário de serviços de alimentação – 266
3 – Inspeções para liberação por alteração de endereço – 09
4 – Instauração de Processo Administrativo Sanitário – 43
5 – Notificação de imposição de penalidade – 47
6 – Termo de apreensão e inutilização imediata de produtos – 02
7 – Termo de interdição e depósito de substância – 05
8 – Investigação de surto de doenças transmitidas por alimentos – 01
9 – Atendimento de denúncias – 115

A Vigilância em Saúde de Serafina Corrêa está localizada na Rua Costa e Silva, 703, ao lado do INSS. Para esclarecimento de dúvidas, você pode ligar para o telefone: (54) 3444-1597 ou registrar sua opinião/reclamação/denúncia/elogio pelo “Alô Saúde”, diretamente no site da Prefeitura Municipal ou no e-mail alosaude@serafinacorrea.rs.gov.br.

Os estabelecimentos sujeitos a fiscalização devem anualmente fazer sua solicitação de inspeção/reinspeção para emissão do Alvará Sanitário. Esta exigência se deve a adesão do município ao SIVISA-RS – Sistema de Informação em Vigilância Sanitária. O requerimento pode ser entregue pessoalmente, junto ao setor e/ou ser enviado pelo e-mail: vigilânciasanitaria@serafinacorrea.rs.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Serafina Côrrea

Sandra Meotti

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2020 em Relvado

Artigo anterior

Campanha da Secretaria da Saúde alerta para o perigo da dengue, zika e chikungunya

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.